14.6.04

Fã é fã...

Mais do que gostar, eles são fanáticos por determinado artista. Como a origem da própria palavra, ser fã é padecer em filas intermináveis para assistir aos shows grudado no palco, gastar todo o salário comprando as publicações em que o “seu” artista aparece e passar horas a fio na internet trocando informações com outros fãs. O que seria das celebridades sem eles?

Tatiana, 24 anos, curte o grupo de rock Guns N´ Roses desde os nove anos de idade. Apesar de já ter viajado escondida dos pais para os Estados Unidos só para assistir a um show do grupo (motivo pelo qual prefere nem dizer o sobrenome), considera que possui um tipo de fanatismo moderado, por assim dizer. “Não sou de espernear nem gritar, pois sei que o Axl não gosta dessas coisas. Comecei a gostar do grupo ao assistir a um show deles pela televisão. O que me cativou foi a presença de palco do Axl”, conta ela.

A viagem escondida foi feita no final de 2002: “Falei que ia viajar para algum lugar perto do Rio e fui para Las Vegas, assistir ao show deles no Hard Rock Café. Fiquei praticamente um dia: saí do aeroporto direto para a fila do show e quando ele terminou fui direto para o aeroporto. Já pensei até em vender meu carro para ir de novo, mas como eles são muito imprevisíveis fico com receio”, relata.

Coisa de profissional

Tatiana possui mais de 100 CDs com músicas do grupo, entre discos de carreira oficiais, versões gravadas em shows, lançamentos exclusivos em outros países, músicas de quando o grupo ainda nem estava completamente formado e participações do Guns em outras bandas. Coisa de profissional, só alcançada graças à rede de contatos que ela possui em todo o mundo, auxiliada pelas listas de discussões e fóruns que participa sobre o grupo na internet.

A Rede também tem sido de valiosa ajuda para Cristiana Passinato, fã da cantora Maria Rita. A sua admiração pela artista fez com que Cris criasse alguns sites e fotologs em homenagem à cantora. “Gosto dela pelo intimismo e romantismo aliados a sua forte interpretação e jogo de palco, além de seu ecletismo na escolha das músicas. Fico impressionada como uma menina que poderia ter tudo na mão e nem por isso cruza os braços, ela trabalha e busca o seu espaço”, declara ela.

Como toda fã, ela ainda guarda grandes recordações de quando se encontrou com a artista pessoalmente: “Nossa... foi mágico! Apesar de estar muito cansada depois de um show, a Maria Rita deixou e pude entrar no camarim. Tiramos duas fotos, ela me deu um autógrafo, foi um carinho só, abraçou forte. Eu poderia deixar de me emocionar e esquecer de um momento tão suave e lindo como esse?”, pergunta Cris. Nada como um fã...

Serviço

Fórum Maria Rita -
http://mariarita.webcindario.com/phpBB2/index.php - os fãs da cantora trocam informações e material sobre a artista neste espaço.

Site oficial Guns N´ Roses -
http://www.gnronline.com/ - em inglês. É possível se cadastrar na lista de discussões do grupo e entrar em contato com fãs do mundo inteiro.

Fã-clube Madonna in Love -
http://tinpan.fortunecity.com/beegee/1176/ - os fãs da cantora podem entrar no site indicado ou enviar um e-mail para zita@fortalnet.com.br, pedindo para participar. São trocados arquivos de fotos, notícias e outros tipos de materiais.

Apuração e texto: Débora Braunstein
Publicado na Revista do GNT – edição junho/ 2004.

2 Comments:

At 16 de agosto de 2004 15:39, Blogger Cris Passinato said...

Oi, Débora, sou eu já, a Cris...
Bem, vou colocar aqui os links dos flogs/blogs/sites que vc subintendeu, pois vc colocou o do fórum da Natália Guimarães, Karen Cramer e Mariana Varkala, do Maria Rita FC (fã clube) do qual não faço parte, enfim, lá vão as dicas:

http://www.maria-rita-mariano.kit.net - minha primeira homenagem, tanta coisa mudou???

http://www.fotolog.net/mariaritamariano - o primeiro flog

http://dear.to/paramariarita - fórum anexo ao blogger aqui lincado em minha postagem, nele há link pra um serviço de e-mail gratuíto no formato (seunome@paramariarita.zzn.com) e pra um grupo de Yahoo que criei pra noticiar o que recebo, o que vejo e se sabe de notícias sobre a cantora.

Em breve estarei com o meu Videolog no ar, com diversos áudios, vídeos e fotos no portal http://www.videolog.tv e o endereço é http://www.videolog.tv/mariarita

E por aí vai, e como anteriormente te disse, o meu propósito é de pesquisa, é que as pessoas acrescentem, levem algo pra ela crescer e não só aquela coisa do fanático por ser fanático por celebridade ou foto, autógrafo, não, é pra levar mesmo sujestões, opiniões, projetos, causas legais, enfim, pra crescer, fazer a nossa cultura melhor e assim poder dizer que somos mesmo fãs de verdade!

É isso, depois te passo umas dicas de recursos pra postar imagens e mais algumas coisinhas no blogspot que fui aprendendo com tempo do uso, vc vai gostar!

Bjinhos,

Cris Passinato
http://www.poesiadacris.cjb.net
crispassinato@hotmail.com (msn ativo)
44500248 (ICQ)

 
At 16 de agosto de 2004 15:45, Blogger Cris Passinato said...

subentendeu* (como sempre... meus erros de português...)

 

Postar um comentário

<< Home